Home / Artigos / 10 inimigos que podem impedir o seu sucesso

10 inimigos que podem impedir o seu sucesso

Se você quer ter sucesso na vida você tem que ser o melhor amigo de você mesmo. Isso mesmo.

Porque uma coisa é certa: se você começar algum negócio ou empreendimento, vai perceber, depois de pouco tempo, que muitos inimigos vão surgir ao seu redor, tentando fazer você desistir daquilo que você está empenhado em fazer.

E se o sucesso demorar um pouco e no caminho aparecerem alguns fracassos, aí mesmo é que os inimigos aparecem para te infernizar.

Eu até estou sendo econômico em citar só dez, mas como não quero fazer um texto muito longo, vou citar só dez e procurar falar pouco sobre cada um deles.

Lembrando que muitas vezes os amigos estão fora, e outras vezes estão dentro de você.

Vamos lá, então.

Família

Isso mesmo. Pode parecer incrível, mas a família, por estar sempre ou quase sempre próxima, é a primeira a querer tirar qualquer incentivo.

Pode ser por excesso de cuidados, ou por temor de que você fracasse, ou por ver na sua atividade algo menor do que ela significa para você, a família pode ser a primeira a querer que você desista.

Ou seja: não estamos dizendo que a família é uma inimiga. Mas ela pode agir como se fosse. E, em alguns casos, pode até se tornar.

Existe ainda, também, aquela mania que ainda persiste entre pais e mães de quererem escolher a profissão dos filhos. Aí aguente pra enfrentar encheção de saco todo dia. E se for empreendedor digital, que trabalha em casa, vão logo pensar que você é vagabundo, porque não têm nem ideia do trabalhão que dá. E ainda acham que não é preciso estudar. Mas é uma das atividades que exigem que você estude todos os dias.

Pessimistas

Dos pessimistas nem precisa falar muito. São aqueles que acham que nunca vai dar certo. É atribuída a Winston Churchil uma frase interessante sobre os pessimistas: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Outra frase boa é a do escritor Oscar Wilde:

“O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos.”

É lógico que preferir aqui está quase que no sentido figurado. E que o pessimista sempre tem um defeito nele mesmo que precisa ser corrigido para deixar de ser pessimista. Mas isso fica para outro artigo (o video está mais adiante), para que este não fique tão longo.

Derrotados

São também inimigos, que muitas vezes transformam suas derrotas em pessimismo. Eles não conhecem uma frase muito famosa que é verdadeira: “Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste”. (O Aleph).

Apenas não podemos confundir quem não se sente derrotado com quem é teimoso. Porque uma coisa é não aprender com a derrota, e outra coisa é fazer o tempo todo a mesma coisa que não dá certo e não fazer diferente esperando resultados diferentes. Os que repetem sempre uma receita que comprovadamente não deu certo são exatamente os que não souberam fazer de uma derrota um aprendizado. Persistir não é teimosia. Persistir é saber fazer das derrotas um ótimo aprendizado para insistir da forma correta, seguindo uma nova receita quando é preciso.

Medo

É algo que todos nós temos um pouco, de coisas distintas. Mas nós já falamos sobre o medo no vídeo O que é preciso saber sobre o medo. Clique para assistir.

Culpa

É o inimigo dos que se sabotam por complexo de culpa. São as pessoas que sempre se acham responsáveis por tudo o que acontece e ficam paralisadas pela autossabotagem. São os que engolem sapo mesmo quando são acusados injustamente e não são capazes nem de reagir. Muitas vezes isso tem origem na incapacidade ou dificuldade das pessoas de se perdoarem, quando sabemos que todas as pessoas erram. O filósofo Sêneca, um sábio que nasceu no ano 4 antes de Cristo e morreu em 65 depois de Cristo, dizia que “a principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado. O culpado transforma-se assim no pior inimigo de si mesmo”.

Amigos da onça

São aqueles que já inspiraram até um personagem famoso do cartunista Péricles. São os que estão prontos pra te sacanear o tempo todo e te tirar do sério. Podem ser irresponsáveis, inconsequentes ou mesmo invejosos, o que nos remete ao sétimo inimigo.

Invejosos

Estão sempre entre os piores e mais perigosos inimigos, pois vão fazer tudo para você fracassar. Até mesmo lhe trair, colocando casca de banana no seu caminho. Horácio dizia que “o invejoso emagrece com a gordura dos outros”. Pierre Corneille dizia que “nunca um invejoso perdoa ao mérito”. A inveja é a mais pestilenta e repugnante doença moral do ser humano. E não seria exagero dizer, apesar disso, que ela está entre as mais presentes em qualquer classe social, e também naquilo que chamamos de luta de classes. Feche as portas aos invejosos de forma resoluta, decisiva. Eles não servem para nada. Acabam não fazendo nada por si mesmos, porque a inveja os corrói por dentro e os torna inúteis. E são incapazes de fazer algo pelos outros. A inveja está tão presente na sociedade que acaba sendo uma das maiores pragas na internet. São os chamados haters, covardes que se escondem atrás de perfis falsos apenas para denegrir, difamar e ofender de forma irresponsável.

Baixa autoestima

É outro inimigo que nasce em você mas normalmente é provocado pelos outros. Pode lhe bloquear e impedir o seu sucesso. Coincidentemente, fizemos um vídeo no canal Recado Secreto onde discorremos exatamente sobre a baixa autoestima.

Comodismo

Pode ser um dos efeitos colaterais da baixa autoestima, quando a pessoa já se sente derrotada e se acomoda à falta de iniciativa provocada pela baixa estima. Essa questão também está explicada no vídeo que citamos logo acima. Clique no link.

Despreparados

Como os comodistas, podem ser vistos também como preguiçosos. Os despreparados podem ter sucesso caso se disponham a sair do comodismo provocado pela baixa autoestima ou por outros sintomas maléficos de uma personalidade que não se desenvolveu como deveria.

Os despreparados podem lhe prejudicar por inveja e prejudicar-se a si próprios por não se prepararem. André Macchione nos diz que “a sorte (ou na verdade a suposta falta de sorte) é a desculpa do despreparado”. Isto porque, prossegue ele, “se você está pronto você consegue o que quer e acabou-se a desculpa”.

É lógico que a mesma pessoa pode ter mais de um ou vários males da personalidade a afetá-la. Não deixe se afetar por essas pessoas nem torne-se vítima você mesmo desses males provocando-os em você. É isso que irá garantir o seu caminho para o sucesso.

Clique AQUI para assistir ao vídeo correspondente a este artigo.

 

 

About Gerson Menezes

Gerson Menezes é jornalista, escritor e empresário. Possui uma extensa rede de sites e três canais no YouTube. Em sua carreira profissional ministrou aulas como professor universitário durante 10 anos e atualmente se dedica à atividade de empreendedor digital. Em sua atuação em jornais, revistas, assessorias de comunicação, emissoras de rádio, livros publicados, artigos na internet, já produziu mais de 15 mil textos. Parte dessa produção está em seu site pessoal, no endereço http://www.gersonmenezes.com.br (Acesse em PC/notebook. Não acessível em dispositivos móveis por conter abertura em flash). Essa produção permanece em ritmo acelerado, pois há novos textos de sua Autoria sendo continuamente publicados em blogs de artigos e em sua rede de sites, direcionados a vários nichos de mercado. É também proprietário da empresa Texto e Vídeo Produções. Seu mais novo endereço na internet engloba toda a sua rede e abrange os segmentos de Educação, Motivação, Dinheiro, Saúde, Relacionamento, Mulher, Audiovisual e Turismo. Visite: https://www.pegseuebook.com.br

Participe com seu comentário

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.