Home / Comece a ganhar… / … Evite perder

… Evite perder

A velha lição do pato ranzinza

dinheiro pacote

É conhecida a imagem do personagem de Walt Disney, o pato ranzinza Tio Patinhas, que eternizou no inconsciente coletivo a imagem do velho pão duro, a catar moedinhas em todos os lugares onde elas possam estar. Imaginamos que o ícone dos desenhos infantis, com mensagens também (ou principalmente) direcionadas aos adultos, possa ter tido a intenção de criticar os avarentos, o que é amplamente louvável. Mas evidentemente tudo depende da interpretação que se dá à maneira de agir do personagem. Olhando pelo lado igualmente positivo (já que a avareza é um defeito humano desprezível), podemos imaginar que Disney tenha pretendido também emitir uma mensagem contra o desperdício. Se foi essa a intenção dele, não podemos mais saber, pois Walt Disney faleceu em Los Angeles (EUA), em 15 de dezembro de 1966, e infelizmente não podemos informar se ele confidenciou a alguém suas reais intenções sobre o comportamento do patinho ranzinza. Mas, compensadas as diferenças culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, pode-se dizer que, se estava emitindo sua mensagem contra o desperdício, o gênio das histórias em quadrinhos acabou oferecendo uma boa contribuição ao nosso país, pelo qual demonstrava simpatia, tanto que chegou a criar um personagem para nos homenagear: o Zé Carioca.

Sendo assim, se pretende se tornar alguém rico, aprenda a primeira lição: procure as formas (honestas) de ganhar e evite todas as formas de perder dinheiro. Não é preciso catar moedinhas, mas torna-se inegável reconhecer que o Brasil é o país do desperdício, em que boa parte da população estaria melhor de vida não fosse o comportamento perdulário de muitos cidadãos brasileiros. E isso não se aplica exclusivamente, é mais do que óbvio, ao cidadão comum, mas também – ou principalmente – ao governo, que reconhecidamente gasta mal o dinheiro que arrecada por intermédio dos tributos, cada vez mais sufocantes.

Comece por fazer o dever de casa. Você sabia que a água, por exemplo, é uma riqueza que vem sendo desperdiçada de forma mais do que evitável pela maioria da população? Você sabia que uma forma segura de perder dinheiro é correr à agência bancária para fazer um empréstimo tão logo surja a primeira dívida ou dificuldade financeira? É lógico que, às vezes, isso se torna inevitável, mas, se você quer ser rico, ou rica, aprenda que ganhar dinheiro também é uma ciência, e não uma mera questão de sorte, como imagina a maioria da população. É lógico que a sorte também conta, mas, atente para uma coisa: será que você não está sempre contando mais com a sorte do que com a sua capacidade de produzir?

O humorista Woody Allen costuma dizer que o sucesso é uma combinação de sorte com oportunidade. Mas, será que você anda buscando as oportunidades para produzir riqueza, ou prefere o marasmo das soluções aparentemente mais fáceis e que acabam sendo também altamente dispendiosas? Produzir riqueza é uma arte ao alcance dos que sabem ganhar, mas que também têm que saber como deixar de perder.

 

 

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.