Home / Artigos / Insegurança pode derrubar você. Como reagir

Insegurança pode derrubar você. Como reagir

Insegurança pode derrubar você. Como reagirEu gosto muito, nas minhas horas vagas, que não são tão frequentes assim, de assistir pela internet àqueles programas de candidatos a cantor, tipo X-Factor ou Got Talent. E fico impressionado com o fato de haver tantas pessoas com extremo talento e que se mostram tão inseguras.

Certo dia eu assisti à apresentação de um rapaz que simplesmente tremia enquanto fazia aquela apresentação prévia, quando os jurados fazem algumas perguntas. E ele começou a cantar e esses jurados simplesmente ficaram pasmos de ver o quanto o tal candidato era talentoso.

Assisti também à apresentação de uma jovem, uma recepcionista de um consultório de dentista que subiu ao palco bastante nervosa. E que depois da apresentação acabou sendo aplaudida de pé. Ela conseguiu cantar extremamente bem, apesar do nervosismo, porque seu talento superou o nervosismo. E acabou fazendo apresentações belíssimas nas fases posteriores do evento.

(Assista ao vídeo ou continue lendo logo a seguir)

Já outra menina que eu assisti comprova que a segurança e a autoconfiança tornam as coisas mais fáceis. Ela não tinha muita ideia do seu próprio talento, mas subiu ao palco sentindo-se tão segura que acabou fazendo a apresentação mais elogiada da temporada. E uma das juradas observou, com muita propriedade, que tudo para aquela candidata parecia muito fácil de fazer, apesar de ela ter apenas 13 anos, e isso ocorreu exatamente devido à sua segurança e à completa falta de nervosismo. E essa menina fez apresentações brilhantes, revelando-se uma excelente cantora durante toda a temporada.

Assisti também a uma apresentação de um garoto que começou a cantar e, ainda no início da música, começou a chorar de tanto nervosismo e insegurança. Era um garoto negro, muito novo ainda, de uns nove anos de idade, e estava cantando muitíssimo bem. A mãe do menino e uma das juradas foram ao encontro dele no palco e o abraçaram e lhe disseram palavras de incentivo e quando ele retomou a apresentação deu uma demonstração comovente de talento.

E chegamos a um primeiro obstáculo que afeta muito a segurança das pessoas: críticas negativas, principalmente nesse caso, que por se tratar de um garoto negro deve ter enfrentado vários episódios de racismo, de quem se acha superior por ser branco e procede de forma totalmente insuportável com pessoas negras.

Então, a primeira evidência: não se deixe afetar por esse tipo de coisa. Mais do que isso, reaja a essas pessoas que tentam lhe diminuir. Não aceite de forma alguma ser humilhado por aspecto físico, cor, idade ou outra qualquer característica que em nada diminui o ser humano, cujo valor principal, evidentemente, tem que ser o caráter.

Isso, obviamente, tem a ver com a autoimagem, que muitas vezes é afetada por esse tipo de estupidez de pessoas negativas. Nunca se deixe abalar por isso. Ao reagir e ao não se abalar você não estará agindo só a seu favor, mas a favor de outras pessoas que em sociedade sofrem qualquer tipo de preconceito.

Isso exige uma permanente vigilância de nós mesmos, pois muitas vezes nos descuidamos e acabamos tomando atitudes que contribuem para fazer as pessoas se sentirem diminuídas. E essa vigilância deve ser ainda mais rigorosa quando se trata da relação com os nossos filhos ou com crianças de um modo geral, quando esses impactos tomam uma proporção ainda maior na formação da personalidade.

Outra coisa que é fundamental: por mais que você ainda se sinta inseguro, tente não passar isso para o público. Proceda de modo a demonstrar segurança, mesmo que você não esteja ainda totalmente seguro. Isso não significa arrogância nem pretensão. Mas você nunca deve fazer com que a plateia perceba que você está inseguro, porque a reação da própria plateia vai fazer você se sentir ainda mais inseguro. Não é questão de fingir, ao contrário do que sustentam alguns Autores. Não é preciso fingir, até porque o fingimento também é muito fácil de detectar. A questão é compreender que demonstrar insegurança só vai lhe prejudicar. Em nada essa demonstração de insegurança vai lhe ajudar, muito pelo contrário.

Prepare-se, respire fundo, faça exercícios de relaxamento e mande brasa. Incentive a si mesmo projetando uma postura positiva de você hoje e de você no futuro. E no presente também! Imagine você no futuro já com o sucesso conquistado. Isso lhe dá um bom impulso. E não estamos, evidentemente, falando só no palco dos shows, mas no palco da vida.

É lógico que existem premissas que você tem que levar em conta para desempenhar bem o seu papel. Uma delas é o conhecimento, que lhe dará preparo para ter esse bom desempenho. E isso de forma alguma significa adotar uma postura arrogante. Muito pelo contrário. Você pode até agir com propriedade e com autoridade sem demonstrar nenhuma arrogância. É preciso não confundir as coisas. Arrogância não é demonstrar conhecimento ou ensinar aquilo que você sabe. Arrogância é querer simular um falso conhecimento ou até discutir matérias das quais você não tem a menor noção. Aí vai ficar fácil desmascará-lo, até por uma pessoa que nem tenha um conhecimento tão profundo da matéria, mas que terá condições de identificar o seu desconhecimento.

Finalmente, procure conviver com pessoas que têm conhecimento e também com aquelas que mantêm uma postura positiva desse conhecimento. Se observar todos esses pontos, já terá noções suficientes para garantir um desempenho que apenas contribuirá para, com o tempo, o aprendizado constante e a experiência acumulada, alcançar grande sucesso nas suas atividades em qualquer área onde esteja atuando.

About Gerson Menezes

Gerson Menezes é jornalista, escritor e empresário. Possui uma extensa rede de sites e três canais no YouTube. Em sua carreira profissional ministrou aulas como professor universitário durante 10 anos e atualmente se dedica à atividade de empreendedor digital. Em sua atuação em jornais, revistas, assessorias de comunicação, emissoras de rádio, livros publicados, artigos na internet, já produziu mais de 15 mil textos. Parte dessa produção está em seu site pessoal, no endereço http://www.gersonmenezes.com.br (Acesse em PC/notebook. Não acessível em dispositivos móveis por conter abertura em flash). Essa produção permanece em ritmo acelerado, pois há novos textos de sua Autoria sendo continuamente publicados em blogs de artigos e em sua rede de sites, direcionados a vários nichos de mercado. É também proprietário da empresa Texto e Vídeo Produções. Seu mais novo endereço na internet engloba toda a sua rede e abrange os segmentos de Educação, Motivação, Dinheiro, Saúde, Relacionamento, Mulher, Audiovisual e Turismo. Visite: https://www.pegseuebook.com.br

Participe com seu comentário

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.