define('WP_CACHE', true); Não faça mais universidade - Não faça mais universidade
Home / Dinheiro pela internet / Fundamentos / Não faça mais universidade
novo escritório para destaque

Não faça mais universidade

Não faça mais universidadeEu li uma notícia na internet que pode surpreender muita gente, mas que, para mim, não é novidade nenhuma. E que combina com o que eu tenho dito a algumas pessoas: não faça mais universidade.

Diz a manchete:

Google e Apple deixam de exigir diploma universitário de candidatos a emprego nos EUA.

O título da matéria cita apenas o Google e a Apple por serem duas gigantes. Mas, na verdade, a lista de empresas que deixaram de exigir diploma é muito maior. E inclui vários outros nomes bem conhecidos, como IBM e o Bank of America. São ao todo 15 empresas nessa lista inicial, é bom que se diga. E a relação completa, com mais detalhes, você encontra aqui mesmo. O link está logo abaixo:

 

Muitas mudanças no mundo

Eu já alertei em vários vídeos neste canal que o mundo está passando por profundas alterações. E mais: que muitas profissões e ocupações serão extintas. Mas muita gente se recusa a acreditar. E, dependendo do caso, essas pessoas podem ficar desempregadas ou ter que enfrentar várias dificuldades. E isso dentro de um prazo menor do que elas possam imaginar.

Esse alerta tem sido feito em vários vídeos do meu canal. Clique aqui para assistir ao primeiro deles sobre as mudanças no mundo. Em resumo: vai entender também por qual motivo eu digo que você não faça mais universidade.

Não se trata de alarmismo, mas sim da realidade.

Não faça mais universidade

Antigamente, fazer um curso universitário era sinônimo de sucesso. A pessoa pegava o diploma e, se cursasse depois uma pós graduação e fizesse por exemplo um MBA (Master of Business Administration), estava adquirindo o seu passaporte para o sucesso.

Mas hoje, com algumas honrosas exceções, isso não é mais, definitivamente, uma realidade. E, em alguns casos, em vez de sucesso, pode colocar você no caminho da frustração e do fracasso. Exatamente por isso é necessário refletir muito e talvez seja o caso de lhe dizer que não faça mais universidade.

Já alertei também que hoje o conhecimento é muito mais importante do que um diploma. E que muitas pessoas cursam uma universidade e acabam não adquirindo nenhum conhecimento.

O futuro não é de hoje

Essa realidade não é tão recente quanto você imagina. Nessa matéria que está na internet, que eu estou mencionando aqui, foi reproduzida a declaração de Laszlo Bock, ex-vice presidente sênior de Recursos Humanos do Google, ao New York Times, em 2014, sobre pessoas que não foram para a faculdade, mas que trilharam caminhos de sucesso profissionalmente.

Veja o que ele disse já em 2014, ou seja, há quatro anos:

“Quando você olha para as pessoas que não vão para a faculdade e encontram seu caminho no mundo, elas são seres humanos excepcionais. E deveríamos fazer tudo que pudermos para encontrar essas pessoas”.

Somente duas opções para você

Eu só vejo dois caminhos que recomendam hoje que você faça um curso universitário:

  • Ou você é literalmente apaixonado por uma determinada profissão e ainda visualiza perspectivas de mercado;
  • Ou você opta por uma profissão que exige diploma universitário e também alta especialização, como medicina. E ainda com a certeza de que você nunca poderá deixar de se especializar constantemente, a menos que queira se transformar num picareta ou num péssimo profissional, como esses por aí que andaram até causando a morte de pacientes.

E tem mais: mesmo cursos como o de medicina vão ter que passar por uma profunda reformulação. Isto porque, com os equipamentos e robôs sofisticados que estão surgindo, o médico terá que ter um perfil muito mais amplo e diversificado. Para acompanhar essas mudanças do mundo, ele não apenas terá que estar preparado para atender pacientes e fazer cirurgias, como também terá que se capacitar para utilizar os equipamentos sofisticadíssimos que estão sendo criados pelas novas tecnologias.

Veja bem: o objetivo desse meu recado não é desencorajar você de seguir uma profissão ou mesmo de fazer ou concluir seu curso. O objetivo é de alertar você de que é fundamental que você pense e raciocine, a partir de agora (se é que ainda não está fazendo isso) sobreilha da fantasia todas as coisas, focado nessa nova realidade. E essa realidade não sou eu que estou inventando ou especulando. Ela já existe. E não tem como escapar. A menos que você queira viver numa ilha da fantasia, com tudo à sua disposição. E se você tiver o endereço dessa ilha e souber como viver muito bem nela, por favor, me mande o endereço e a receita……… que eu também quero ir pra lá.

About Gerson Menezes

Gerson Menezes é jornalista, escritor e empresário. Possui uma extensa rede de sites e três canais no YouTube. Em sua carreira profissional ministrou aulas como professor universitário durante 10 anos e atualmente se dedica à atividade de empreendedor digital. Em sua atuação em jornais, revistas, assessorias de comunicação, emissoras de rádio, livros publicados, artigos na internet, já produziu mais de 15 mil textos. Parte dessa produção está em seu site pessoal, no endereço http://www.gersonmenezes.com.br (Acesse em PC/notebook. Não acessível em dispositivos móveis por conter abertura em flash). Essa produção permanece em ritmo acelerado, pois há novos textos de sua Autoria sendo continuamente publicados em blogs de artigos e em sua rede de sites, direcionados a vários nichos de mercado. É também proprietário da empresa Texto e Vídeo Produções. Seu mais novo endereço na internet engloba toda a sua rede e abrange os segmentos de Educação, Motivação, Dinheiro, Saúde, Relacionamento, Mulher, Audiovisual e Turismo. Visite: https://www.pegseuebook.com.br

Participe com seu comentário

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.