Home / Artigos / Para entender como vencer a falta de oportunidades

Para entender como vencer a falta de oportunidades

Para entender como vencer a falta de oportunidades

Você sabe criar oportunidades?

E sabe aproveitar as oportunidades que você tem ou que surgem?

Já falamos muitas coisas nessa série e certamente levantamos muitas dúvidas.

A principal delas diz respeito à nossa afirmação de que todos nascem com o mesmo potencial para o sucesso.

Essa premissa dá margem a inúmeras questões, desde a diferença do que é sucesso para mim, para você ou para qualquer outra pessoa, até um enfoque fundamental, que não podemos esquecer: a diferença entre potencial e oportunidade.

Já nos referimos a isso de forma superficial, mas vale a pena aprofundar mais esses conceitos.

No vídeo número 5 da Série Sucesso nós mostramos que a disputa pela riqueza nacional, quando entra em desequilíbrio, resulta em sérias consequências para a sociedade.

Ficou agora mais claro de que forma esse desequilíbrio faz com que algumas pessoas frequentem escolas caríssimas e outras nem sequer tenham escolas para frequentar.

Sobre essa questão do desequilíbrio na disputa pela riqueza nacional, o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller “O capital do Século 21”, assinala que não há problema algum em existirem pessoas muito ricas, mas observa que os diferentes grupos nas sociedades, ou seja, os ricos, a classe média e os pobres, devem crescer mais ou menos na mesma velocidade a longo prazo.

Se os ricos crescem 3 ou 4 vezes mais do que o tamanho da economia, acho que todos podem entender que isso não pode continuar para sempre, do contrário a divisão da riqueza nacional irá para os grupos de cima para 100 por cento.

Isso seria negativo para o crescimento a longo prazo, pois para crescermos a longo prazo é preciso mobilidade, amplos investimentos em educação para grande parte da população como oportunidade de crescimento para pessoas com uma renda familiar limitada.

E também pode ser uma ameaça às instituições democráticas porque o poder do dinheiro privado na política pode tornar-se excessivo quando se tem uma concentração extrema de renda. No sistema político americano, em particular, a influência do dinheiro privado tornou-se assustadora.

No Brasil os 10 por cento mais ricos recebem cerca de 50 por cento da renda total. A metade mais pobre da população recebe menos de 15 por cento do total da renda. Isso significa que os 10 por cento mais ricos recebem muito mais do que os 50 por cento mais pobres.

Piketty é um estudioso, não está defendendo ideologias, está examinando a questão dentro de uma metodologia que visa apenas a apresentar uma radiografia do desequilíbrio que pode afetar (e na verdade afeta) qualquer sociedade que tenha um crescimento altamente desordenado no que diz respeito a essa disputa pela riqueza nacional.

É aí que entra a questão das oportunidades, ou seja, seria um gigantesco cinismo achar que todos têm a mesma oportunidade de crescimento na sociedade.

Obviamente que não tem.

Existem formas de compensar isso?

É o que a gente vai saber nos próximos vídeos.

Mas vamos também começar a entrar na rota do sucesso.

Inscreva-se no nosso canal e assista a Série Sucesso.

E assista a seguir ao vídeo referente a este artigo.

 

About Gerson Menezes

Gerson Menezes é jornalista, escritor e empresário. Possui uma extensa rede de sites e três canais no YouTube. Em sua carreira profissional ministrou aulas como professor universitário durante 10 anos e atualmente se dedica à atividade de empreendedor digital. Em sua atuação em jornais, revistas, assessorias de comunicação, emissoras de rádio, livros publicados, artigos na internet, já produziu mais de 15 mil textos. Parte dessa produção está em seu site pessoal, no endereço http://www.gersonmenezes.com.br (Acesse em PC/notebook. Não acessível em dispositivos móveis por conter abertura em flash). Essa produção permanece em ritmo acelerado, pois há novos textos de sua Autoria sendo continuamente publicados em blogs de artigos e em sua rede de sites, direcionados a vários nichos de mercado. É também proprietário da empresa Texto e Vídeo Produções. Seu mais novo endereço na internet engloba toda a sua rede e abrange os segmentos de Educação, Motivação, Dinheiro, Saúde, Relacionamento, Mulher, Audiovisual e Turismo. Visite: https://www.pegseuebook.com.br

Participe com seu comentário

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.