Home / Artigos / Realista, pessimista ou otimista. Veja o que você é

Realista, pessimista ou otimista. Veja o que você é

fazer-sites

Em vídeo anterior a este tema inserido na série empreendedorismo (assista ao vídeo no final do artigo) eu falei sobre os erros que você não pode cometer se quiser empreender pela internet.

Eu não quero passar uma visão pessimista nem otimista para você, eu quero passar uma visão realista.

Então desta vez eu vou falar nos pontos positivos e nos pontos negativos, mas vou logo prevenindo que isso não é para te desanimar nem para te deixar eufórico, e sim realista, com os pés no chão, como se costuma dizer.

Então vamos lá. Assista ao vídeo a seguir ou continue lendo abaixo.

Primeiro, para não te desanimar: ganhar dinheiro pela internet é difícil pra caramba.

Pôxa, você vai dizer que eu tô sacaneando te dando logo esse banho de água fria, mas eu te pergunto:

De que forma é fácil ganhar dinheiro?

Pois é: não existe forma fácil. Mas agora vem a parte boa: a internet tem sim algumas vantagens para quem quer ganhar dinheiro. Aliás, muitas vantagens. E eu tenho no final deste vídeo uma excelente notícia para você. Aguarde.

Então assista até o final

A primeira vantagem de trabalhar pela internet é que o custo para começar, e eu acho que a gente já falou nisso em alguns vídeos fora da série Empreendedorismo, é bem mais baixo do que qualquer investimento que você possa fazer pra abrir um empreendimento fora da internet.

O que é mais caro é o computador, e isto você já tem, tanto que está assistindo a este vídeo. Bom, espero que o computador seja seu, porque senão não dá para começar não.

Essa questão do baixo custo é uma certeza que você pode ter. Basta você ver o quanto você iria gastar comprando um simples carrinho de pipoca ou uma barraquinha de cachorro quente. Imagine então se fosse abrir uma loja, um estabelecimento comercial, como um restaurante, por exemplo.

Haja grana, meu irmão, e haja grana!!! Você nem imagina.

E eu vou logo prevenindo: se dedicar à internet é coisa pra ambicioso, porque se você comprar uma carrocinha de pipoca ou montar uma barraquinha de cachorro quente você vai ter o lucro suficiente para viver modestamente. Se tiver muita sorte e se a sua freguesia aumentar bastante, você pode até ganhar uma boa graninha.

Mas isso não é coisa de ambicioso. E eu digo ambicioso no bom sentido. Porque o sujeito que trabalha na internet quer ganhar o suficiente para viajar, para comprar um excelente carro e uma casa confortável, para poder cuidar da sua saúde e para ter uma renda mensal que não deixe ele nunca ficar na mão em matéria de grana.

E vamos ao lado otimista, primeiro, para você não ficar desanimado. Tem muita gente que já conseguiu isso, eu posso te garantir. Não é lorota não.

Enquanto um sujeito que faz um comércio tradicional fica satisfeito com uma renda pessoal de 3 ou 5 mil reais, isso depois de deduzir todos os custos, um empreendedor virtual nunca pensa em ganhar menos do que 20 ou 30 mil de início…

Então, vamos lá: se você não é uma pessoa ambiciosa, no bom sentido, então esse não é um bom negócio pra você, porque uma das primeiras coisas que você tem que vencer se quiser trabalhar na internet é isso que a gente chama de crenças limitantes: medo de ganhar dinheiro, medo de ficar rico e mais medo ainda de ficar milionário.

E isso é muitíssimo mais comum do que você imagina, porque as crenças limitantes são colocadas na nossa cabeça desde quando a gente é criança, quando os pais nos dizem que dinheiro é coisa suja, e todo esse tipo de coisa.

Você até pode não acreditar, mas tem gente que começa a fazer corpo mole na internet depois que começa a ganhar dinheiro.

Dá aquele medo, aquele bloqueio, e é uma coisa inconsciente, e por isso a pessoa às vezes nem se dá conta do que está acontecendo.

Aliás, eu recebi alguns pedidos para fazer um vídeo recomendando bons livros e já coloquei isso na minha agenda. Não sei ainda quando vou poder fazer esse vídeo, mas logo de início vou indicando um para você ir lendo, que é o primeiro passo para quem está a fim de trabalhar ganhando uma boa grana, e não uma renda de carrocinha de cachorro quente.

É um best-seller que já fez sucesso há alguns anos, mas que vale muito a pena ler: Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, que ensina exatamente isso: você só vai ganhar dinheiro se não tiver mentalidade de pobre. Se tiver, vai ter que trabalhar muito a sua mente para vencer esse bloqueio, que, repito, é muito mais frequente e sério do que você imagina, pode ter certeza disso também.

Então, vencida a primeira etapa das crenças limitantes, e essa que eu citei não é a única não, você tem que encarar a realidade de que tem que aprender:

Marketing,

tem que aprender a fazer um site ou blog

tem que ter pelo menos uma boa noção de SEO para saber posicionar bem os seus sites nos mecanismos de busca.

Tem que dominar bem as redes sociais.

Tem que estar disposto a fazer vídeos, porque hoje o Youtube é um canal indispensável de divulgação se você quiser fazer sucesso e conquistar autoridade no seu nicho, ou seja, uma pessoa que é vista como alguém que conhece bem o seu ramo de atividade, e em quem as pessoas podem confiar.

Tem que fazer email marketing, algo que, se você não fizer, não vai ter uma lista, e lista é fundamental para você se dar bem na internet.

Ah, e eu esqueci de falar: se você vai trabalhar sozinho e não tem ninguém para te ajudar, vai ter que fazer tudo isso sozinho, ou seja, quando for fazer vídeo, por exemplo, vai ter que saber fazer roteiro, saber gravar, saber editar, saber renderizar, e por aí vai.

Bom, eu não disse tudo ainda, é lógico, mas você vai ter que estar disposto a acordar às sete e dormir depois das 2 da madrugada pelo menos em alguns dias na semana em que você está trabalhando e a internet começa a cair, por exemplo, ou que você começa a fazer a configuração de um site e não pode parar no meio do caminho porque se as pessoas acessarem vão ver um site bastante defeituoso.

E por aí vai.

Agora, vem a parte boa: nada disso é tão difícil assim que você não possa fazer, ou que não possa aprender.

Porque se tem gente que aprende, por que é que você não vai conseguir?

Em resumo: para trabalhar na internet é preciso não só gostar como também estar disposto, e se você tem certeza de que tem essas duas características, pode ter certeza, você tem um futuro promissor pela frente.

A propósito, eu tenho agora para você a excelente notícia que eu te prometi no início do vídeo: se depois de tudo o que eu te disse aqui você não desistiu e está até animado para começar, então você está pronto para começar. E vai ter pleno sucesso. Disso eu também tenho plena certeza.

Desde que não desista e que compreenda, como nós já dissemos, que o sucesso não vem para todo mundo no mesmo prazo. Cada um tem seu ritmo, e não vale desistir se estiver demorando.

Viu a diferença entre pessimista, otimista e realista? Eu não te falei que ia te mostrar qual é o teu perfil?

___________________________________________________________________________________

Assista abaixo ao vídeo sobre Os Erros que Você Não Pode Cometer no Empreendedorismo:

About Gerson Menezes

Gerson Menezes é jornalista, escritor e empresário. Possui uma extensa rede de sites e três canais no YouTube. Em sua carreira profissional ministrou aulas como professor universitário durante 10 anos e atualmente se dedica à atividade de empreendedor digital. Em sua atuação em jornais, revistas, assessorias de comunicação, emissoras de rádio, livros publicados, artigos na internet, já produziu mais de 15 mil textos. Parte dessa produção está em seu site pessoal, no endereço http://www.gersonmenezes.com.br (Acesse em PC/notebook. Não acessível em dispositivos móveis por conter abertura em flash). Essa produção permanece em ritmo acelerado, pois há novos textos de sua Autoria sendo continuamente publicados em blogs de artigos e em sua rede de sites, direcionados a vários nichos de mercado. É também proprietário da empresa Texto e Vídeo Produções. Seu mais novo endereço na internet engloba toda a sua rede e abrange os segmentos de Educação, Motivação, Dinheiro, Saúde, Relacionamento, Mulher, Audiovisual e Turismo. Visite: https://www.pegseuebook.com.br

Participe com seu comentário

Importante
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.